8 de outubro de 2010

Façam algo !

Falta de mobilidade !

Há muitas coisas que eu não entendo.

A maneira como muita gente se entrega ao desperdício, por exemplo.

Todos os dias, milhões de pessoas estão sentadas no seu sofá, imóveis e imperturbáveis, a assistir a um simples programa na televisão, a jogar um jogo numa consola qualquer, a ler uma revista cor-de-rosa para “se actualizarem” sobre a vida dos outros, etc. Uma palavra para estas pessoas: mexam-se !

Não, eu não vou começar aqui com aqueles discursos, sobre uma vida mais activa, que as pessoas devem fazer mais desporto, para terem cuidado com o colesterol… Ou se calhar até vou ! Talvez até mais do que isso.

Sinceramente, custa ver que a maior parte das pessoas não passam, desculpem a expressão, de um bando de sedentários ! Mas que vida é esta ? Trabalhar oito a dez horas por dia (quando não é mais), vir para casa e ficar ali a “vegetar” no sofá ? Já ninguém tem objectivos na vida ?

Nunca é tarde para realizar os nossos sonhos, por mais longe que eles estejam. Conheço um certo senhor (quase com 80 anos) que tem o sonho de construir a sua própria casa, pedra por pedra ! E não é a idade ou os problemas de saúde que o travam ! Este devia de ser um exemplo para muita gente.

Continuo a não ter razão no que digo ? Qual é o seu problema afinal ? Tem uns 40 e tal anos, tem um emprego em que ganha pouco e trabalha a mil o dia inteiro, é casado, tem que pagar a educação dos filhos bem como todas as outras despesas e por aí fora ? E daí ? Isso não lhe tira o tempo para fazer as coisas com que realmente sonhou ! Não podem dizer que não têm tempo, porque se têm tempo para ficar horas em frente a uma televisão ou outra coisa qualquer, também podem trabalhar nos vossos sonhos ! E não podem dizer que é cansativo, afinal, sempre me disseram, “quem corre por gosto não cansa” !

Olham para os famosos que enchem as capas das revistas, falam da vida deles, dizem que gostavam de ser como eles, de terem a mesma conta bancária… Que tal investirem algum tempo nisso em vez de verem a “Casa dos Segredos” ?

Porque não juntar uns amigos e ir jogar um pouco de futebol ao ar livre, em vez de ficar horas a ver os outros jogar ?

Dedicar algum tempo com quem mais gostamos, ir a sítios bonitos… E não venham com a desculpa do dinheiro, que é tudo muito caro… Não é preciso ir para o estrangeiro para ir a sítios bonitos, têm um Portugal inteiro para descobrir e isso não tem preço !

Façam o que entenderem, pratiquem um desporto, façam castings para alguma carreira artística, escrevam um livro, tomem umas vitaminas ! Mas, por favor, lutem para construir a “vossa casa”, pedra a pedra, tal e qual como o senhor que eu tanto admiro. Nunca é tarde para fazer o que gostamos, aproveitem que ainda não se paga imposto para sonhar.


Reajam preguiçosos, reajam !





Fábio Gonçalves, Crónica Semanal

1 comentário:

  1. Ora cá está uma belíisima ideia - REAJAM PREGUIÇOSOS, REAJAM!
    Não posso estar mais de acordo!

    ResponderEliminar