19 de julho de 2010

Tema, um tema por favor !

Inspirem-me !

Por vezes, há períodos de completa desinspiração para quem escreve .

Há uma crónica para escrever para amanhã e não existe tema. Sobre que é que vou escrever ? Onde é que posso procurar um tema interessante ?

A resposta, é quase sempre a mesma: Internet, televisão, jornais, revistas, etc.

Pois bem, começo então por ver televisão durante mais ou menos uma hora . Assisto à emissão do telejornal, mas a certa altura, a vontade de ver as notícias esvai-se. O contexto de todas elas, é quase sempre o mesmo . No início, uma desgraça, a morte de alguém ou mais uma grande polémica em torno do governo. Depois algumas análises sobre esses casos, notícias de mais mortes ou crimes, as notícias de desporto e, no fim, algumas curiosidades engraçadas. Resumindo, na televisão é que não vou encontrar tema mesmo .

Desligo a televisão e ligo a Internet. Bem, que sufoco ! A publicidade invade o ecrã do meu computador e, quando dou conta, já me estão a querer vender toques para o telemóvel e um monte de outras coisas. A custo, lá consigo ver mais algumas notícias. Mas mesmo assim, de que é que posso falar ? Do filho do Cristiano Ronaldo ? Do Mundial, pela milésima vez ? Criticar os políticos vezes sem conta ? Não, esperem, talvez ajudar o Al Gore com o “seu” aquecimento global seja melhor ! Não, também não, ninguém se interessa por isso. Todos dizem que estão alertados, mas rara é a pessoa que toma iniciativa. Posso procurar outras crónicas e inspirar-me nelas, tirar algumas ideias, etc. Não, os outros temas não me interessam, não quero falar do que já foi falado. Continuo sem um tema que me dê inspiração, desligo a Internet e decido folhear uns jornais.

Abro o primeiro jornal, olhos para alguns títulos e perco novamente a vontade: “Sócrates acusa PSD de lançar <<>>”. Política novamente… ; “FC Porto: Quatro novas caras no onze frente ao Ajax”. Desporto e, acima de tudo, futebol, coisa de que as pessoas já se fartaram de ler… ; “Homens continuam a matar mulheres. Porquê ?”. E mais uma vez, crimes, mortes, etc.

Ao fim destas horas de procura por um tema decente, só consigo pensar: “Devem estar a gozar comigo !“

Já quase a desistir da minha procura, decido ir dar uma volta, espairecer um pouco e ver se aparece algo de interessante.

Depois de uma espera de 15 minutos, apanho um autocarro para a zona industrial da Invicta. Bem que podia falar dos autocarros e de todas as suas condicionantes… Não, também não, nem vale a pena falar de uma realidade que milhões de portugueses vivem todos os dias !

Saio na paragem que me estava destinada e decido ir a um shopping, dar uma volta. Olho para as montras, todas elas a tentar chamar a atenção à sua maneira, com vários descontos, etc. Pelo meio, encontro aqueles tipos irritantes (eu sei que eles estão só a fazer o seu trabalho) que nos tentam oferecer um contrato para termos televisão por cabo, Internet a uma grande velocidade e por aí fora. Boa, muito obrigado, mas continuo sem encontrar o meu tema .

O que é que me falta ver ? Ah, sim, as revistas !

Entro numa papelaria, vou ao encontro do senhor que está ao balcão e peço a revista mais interessante que ele tenha na loja. Depois de feita a compra, decido sentar-me, lanchar qualquer coisa e ler a revista. Aparece-me uma mulher na capa, toda ela com um corpo perfeito (belo trabalho de Photoshop) e o resto, tudo “cusquices” sobre celebridades. Vou folheando, folheando e folheando… “Não sei quem”, teve um filho, “não sei quem”, casou, “não sei quem”, foi apanhado a trair a mulher… E depois publicidade. Publicidade, publicidade e mais publicidade. Fecho a revista, visivelmente insatisfeito com a minha compra.

Não vou falar dos ditos políticos da televisão, das tragédias sobre que falava o jornal, nem do Mundial ou do Al Gore que a Internet mencionou e, muito menos, sobre “Como seduzir uma mulher” ou “Como manter a linha”, tudo coisas que li na tal revista. Preciso de um tema minimamente sério, preciso sempre de encontrar algo que cative os leitores deste Blog, algo vos faça pensar “Caramba, eu nunca reparei nisto, este gajo tem razão !”.

Para finalizar, eu pergunto, desta vez de forma diferente: Onde é que posso encontrar um tema para a minha crónica, sem que para isso tenha que me subjugar a tanto para encontrá-lo ?

Haja paciência !



Fábio Gonçalves, Crónica Semanal

2 comentários:

  1. Pertenço ao blog mas tinha que deixar aqui umas palavras: Parabéns, uma vénia, brilhante, superaste-te completamente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Realmente! Haja paciência!
    Admiro este Vosso Blog por ser escrito por jovens de 16 anos(foi o que me transmitiram), sejam persistentes porque realmente só os jovens deste País podem mudar toda esta podridão em que Portugal se transformou.
    Parabéns!

    ResponderEliminar