6 de setembro de 2010

Grave Problema

Ansiedade !


A ansiedade… Para algumas pessoas, não passa apenas de uma emoção que casualmente aparece… Para outras é uma sensação que as acompanha diariamente… E para outras é o maior inimigo que podem ter.

Para esclarecer, a ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis.
Esta é a definição, no geral, de ansiedade.

Infelizmente, nos dias de hoje, são cada vez mais as pessoas que têm ansiedade. Ansiedade, na forma de uma doença, não a ansiedade que todos sentem antes de algo importante.
Pode parecer estranho para quem não a tem de uma forma contínua, mas a ansiedade está no dia-a-dia de muita gente, que se debatem de várias maneiras contra ela: Com medicamentos, com idas ao psicólogo, com actividades relaxantes (como o Yoga), etc.
É claro que já toda a gente teve ansiedade. Mas na vida de algumas pessoas, a ansiedade torna-se constante, tendo de recorrer aos tratamentos antes referidos.

E o que sentem estas pessoas ?

Bem… Normalmente há alguns sintomas que toda a gente reconhece da ansiedade… Um “nó” na garganta, a respiração acelerada, as insónias, etc.
O que acontece com estas pessoas que vivem constantemente com a ansiedade, é que os sintomas são mais fortes e em maior quantidade. Alguns deles são as tonturas, os vómitos, a tensão muscular, as dores no peito, a confusão, etc. Um simples problema no trabalho ou numa relação pessoal de uma pessoa que tenha ansiedade, é capaz de desencadear um destes sintomas ou talvez até todos ao mesmo tempo.

Este último sintoma, a confusão, pode levar a que a pessoa com ansiedade tenha sérios problemas. Em alguns casos leva as pessoas a tomar decisões que se estivessem conscientes, nunca lhes passaria pela cabeça tal coisa. Em outros casos, pode levar a uma depressão, por exemplo.

Agora pensem bem, olhem à vossa volta, e pensem nos actos de certas pessoas que vos são próximos. Grande parte deles vive com ansiedade, e alguns nem são capazes de perceber isso.
É verdade que já referi alguns dos tratamentos contra a ansiedade, mas um dos maiores acaba sempre por ser a amizade. Uma simples companhia, um simples desabafo, alivia a ansiedade de muita gente, e os que estão em redor dessa pessoa têm que estar atentos e ajudar.

Quanto às pessoas que têm ansiedade, não pensem nela como uma doença. Pensem nela como uma companhia, que devem canalizar da melhor forma, e deixá-la sair cá para fora da maneira mais calma possível. Quanto mais ela se apoderar de nós, pior é.

Distraiam-se, estejam com os amigos, mostrem à ansiedade quem manda !





Fábio Gonçalves, Crónica Semanal


1 comentário:

  1. Mais! as pessoas que tenham este sintoma (porque eu não lhe chamo uma doença)devem procurar apoio junto dos amigos e familiares, e nunca se isolarem.
    Normalmente o nosso subsconciente diz-nos para nos isolarmos, mas nós nunca o devemos fazer.
    Parabéns por esta crónica bastante benéfica.

    ResponderEliminar