8 de fevereiro de 2011

Crónica Semanal - Diogo Mota

Wikileaks

Depois de ter falado de tanta coisa polémica incluindo a Al-Qaeda decidi tratar de algo mais calmo, virei-me para a Wikileaks. Portanto se for preso depois desta crónica, agradeço a todos os que depuseram tempo a ler os meus humildes textos (críticas!).

Julian Assange é o fundador do site Wikileaks, o site que fez tremer todo o mundo em especial os EUA. Com 39 anos este senhor chocou o mundo com algumas revelações que fez, e há que dizer, o homem tem “cojones” como dizem os espanhóis. É certo que isto lhe pode custar a vida, mas é de pessoas como o senhor Julian Assange que este mundo precisa.

Como sempre os americanos são os protagonistas. Exemplo disso é o facto de Hillary Clinton, chefe da Diplomacia americana, ter ordenado aos diplomatas americanos que se transformassem em espiões na ONU e sabem para que ? Para coscuvilhar números de cartão de crédito! Mas minha gente, será que os EUA estão assim tão mal economicamente ? E claro, os ataques com mísseis no Iémen que mataram inocentes quando eram supostos terroristas. Isto é tão típico dos americanos. E o Reino Unido realizou aquele inquérito sobre o Iraque, mas o objectivo era simplesmente defender os direitos americanos.

Mas aqui o nosso cantinho não podia ficar isente das trocas americanas. O que fizemos nós ? Cedemos a base das Lajes nos Açores para repatriar detidos de Guantánamo. O nosso cantinho está ser invadido pelos piores prisioneiros do mundo, oh Sócrates cada vez estás pior!

Mas a mais grave revelação provocada pela Wikileaks não vem em qualquer telegrama. O mais sério foi que ficámos a saber que o governo dos EUA pode actuar quase instantaneamente para estrangular financeiramente qualquer cidadão, usando empresas multinacionais e nacionais sem sequer ter um mandato judicial. Basta um telefonema. Agora sabemos que estas – Amazon, Paypal, Mastercard, Visa, PostFinance obedecem cegamente, sem qualquer consideração pelos próprios clientes...

Mas talvez a maior revelação da Wikileaks é que apesar do poder todo que a Casa Branca possuí, do espernear da extrema-direita, da histeria de tantos comentadores vendidos, dos ataques feitos pelos governos mais poderosos, a Wikileaks continua ai. E isto pode ser só o inicio de algo grande que está para vir. Senhores poderosos por esse mundo, ou vagabundos e indigentes, se tem algum segredo comecem a apagar o rasto do mesmo, a Wikileaks anda ai, e veio para ficar.

E eu pergunto-me, como posso ter confiança para continuar a viver neste mundo ? E não preciso de nenhuma Wikileaks para conseguir a resposta a isto. Como posso eu acordar todos os dias e ter confiança de viver o meu dia ? Não posso "ma friends"! A vida já é difícil, imaginem só se algum governo mundial se lembra de chular o meu pai ou a minha mãe ? Ou os vossos pais! Sabem o que vos digo ? Vivemos num mundo de treta a que todos chamamos Planeta Terra.

1 comentário:

  1. quando de anunciamos o mal que os "grandes fazem" nos vamos presos quando anunciamos o que o povao faz de mal ai somos guerreiros!
    ainda dizem que este mundo vai andar para a frente e evoluir com gente desta

    ResponderEliminar