1 de fevereiro de 2011

Crónica Semanal - Fábio Gonçalves

Obesidade, NÃO !

Hoje venho falar não de uma calamidade iminente, nem dos sapatos novos de um famoso e muito menos do último jogo do Barcelona. Hoje venho falar de um problema sério, que está presente no nosso dia-a-dia, quer em nós, quer nas pessoas à nossa volta: obesidade.

Vou começar por dar alguns dados: estatisticamente, a percentagem de obesos, em Portugal, ultrapassa os 20% nos homens e os 25% nas mulheres. A nível mundial, existem mais de 250 milhões de obesos ! Números que assustam, caro leitor, e números que têm obrigatoriamente que baixar.

Afinal quais as causas da obesidade ? Como é que tanta gente consegue engordar tanto ?

Talvez uma das coisas mais óbvias: o factor genético. São vários os casos em que a obesidade é hereditária, em que membros da mesma família são todos obesos.

Também existe o factor psicológico: várias pessoas comem como resposta a emoções negativas como a tristeza, tédio ou raiva.

Mas há um conjunto de razões bem mais importantes e influenciadores do que o genético ou o psicológico. Esse conjunto de razões inclui o estilo de vidas das pessoas. Estilo de vida que se caracteriza por alimentação à base da gordura e minimamente nutritiva, pelo exercício físico quase nulo, por não conseguirem controlar a quantidade de comida que ingerem por dia ou numa única refeição.

Hoje em dia as pessoas são capazes de passar dias a alimentarem-se de fast-food e passar horas e horas no sofá a ver televisão. Normalmente, esta é a maior característica dos obesos. E o pior é que a maioria não consegue (ou não quer) ver o quanto está gordo. E acabam por ganhar várias doenças, como os diabetes, mas também outras a nível físico, nomeadamente lesões graves nos joelhos ou na coluna pois os seus ossos não aguentam carregar com um corpo tão pesado todos os dias.

Chega a um certo ponto que as pessoas tentam fazer dieta… Mas não conseguem. Primeiro, estão sempre a adiar. Quem nunca ouviu ninguém dizer: “Amanhã, sem falta, começo a fazer dieta !” ? E, apesar disso, no dia seguinte não se inicia nenhuma dieta. E vão adiando, adiando e adiando, até que se esquecem por completo da dieta e já estão ainda mais obesos. Outras pessoas nem chegam a tentar. Dizem que já estão demasiado gordas, que já não vão a tempo... Pois enganam-se.

Para emagrecer não é preciso nenhum tratamento específico, nem nenhuma banda gástrica. Basta uma alimentação saudável, cortar nas gorduras, comer apenas uma dose às refeições em vez de três ou quatro ! E acima de tudo, praticar exercício físico. O que quer que seja serve, toda a gente gosta de pelo menos um desporto.

Não sei se alguém acompanha o reality show “Biggest Looser”, mas de cada vez que eu vejo o programa, não vejo pessoas gordas sem utilidade, vejo sim pessoas com um grande coração e que querem viver a vida. Pessoas que se vê o seu sofrimento nos seus olhos, o sofrimento de terem sido sempre postas de lado, de terem sido sempre rejeitadas por serem obesos, de não poderem construir uma família ou fazer coisas que gostam por serem como são ou até mesmo de não passarem numa porta ou não caberem no seu próprio carro ! Não, não estou a brincar, isto realmente acontece ! E os resultados que essas pessoas, desse género de programa, conseguem são incríveis, não há palavras. São um exemplo, o puro exemplo que com muita luta e coragem, podemos todos ser saudáveis e viver a nossa vida como queremos e relembro que grande parte do peso que elas perdem até é em casa e não no programa.

Por isso, se tiver alguém próximo que veja que esteja a “perder a vida” por obesidade, não hesite, ajude essa pessoa ! Pode dar-lhe muito mais do que um corpo normal, pode dar-lhe mais uns 20 ou 30 anos de vida.

E lembrem-se sempre, a força não vem do nosso corpo, nem da nossa cabeça, mas sim do nosso coração.

Essa força chama-se “vontade de viver” .

1 comentário: