22 de março de 2011

Crónica Semanal: Diogo Mota

NBA, sempre! Racismo, nunca!

Para muitos isto pode ser apenas a maior liga de basquetebol do mundo, mas para mim não, para mim é algo superior ás nações unidas. Vemos de tudo, desde chineses a norte americanos, a maioria com descendência africana, vemos espanhóis e italianos de forma a representar a Europa e brasileiros para dar colorido á situação. E vendo bem isto é algo bastante importante na actual conjuntura do mundo. Ora vejamos, é importante na luta contra o racismo não só no desporto pois dá excelentes exemplos aos jovens. E agora gostava de ver aqueles comentários do género “devo ser preto não?”, pois porque agora esses comentários não ficavam lá muito bem, afinal são os “pretos” que dão o espectáculo e nos fazem ficar entretidos e saltar dos nossos sofás em momentos de pura loucura e êxtase.

Precisamos de olhar com outros olhos para LeBron James, Kobe Bryant, Carmelo Anthony e companhia, não olharmos simplesmente com os olhos que simplesmente vêem o espectáculo, mas sim também com os olhos que são contra o racismo. Precisamos de agir e a NBA pode ser um excelente meio para agirmos contra o racismo. Vamos agir, de forma simples, não precisamos de grandes coisas, se cada um de nós agir de forma correcta e não incorrer em actos de racismo que prejudicam todo o mundo. Mas não, este mundo continua a tristeza, e nós vamos continuando a colaborar com isto, é triste.

É triste ver que a sociedade só deixa o racismo de lado geralmente em momentos de desporto e por vezes nem ai. É triste ver que este mundo se perdeu em preconceitos e que vivemos numa tirania em que a raça branca é superior simplesmente por ser branca. E foi a isto que chegamos ? É neste mundo que vivemos actualmente? Como já disse, é triste ser branco porque somos quase obrigados a dizer sim ao racismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário